sábado, 17 de outubro de 2009

MUSEUS EM LONDRES

Com sete milhões de habitantes, Londres é uma das maiores cidades do mundo e uma das mais cosmopolitas também. Desde madames árabes fazendo compras milionárias até mochileiros que “vendem o almoço para comprar a janta”, todos se encontram na capital britânica.

Em uma cidade assim é de se imaginar que haja muita cultura e o que não falta são opções de museus grátis e pagos para os amantes das artes, do conhecimento e turistas curiosos.

Para ser sincera não sou do tipo que passa viagens dentro de museus, prefiro a rua, ver o cotidiano das pessoas. Mas tratando-se de Europa e principalmente de Londres, acho imprescindível a visita a alguns acervos que guardam a história mundial e da Grã Bretanha.

Listei alguns dos que mais me encantaram na metrópole inglesa:


BRITISH MUSEUM
Fundado em 1753 o British Museum, ou Museu Britânico, ao contrário do que o nome sugere trás obras e artefatos do mundo inteiro. São mais de sete milhões de peças e muitas não estão em exposição por falta de espaço.

Lá você vai encontrar, entre muitas, a múmia da Cleópatra, a Pedra da Roseta, que foi a rocha que ajudou os pesquisadores a decifrarem os hieróglifos e muitas outras coisas entre estátuas de todas as culturas do mundo e um magnífico acervo de livros aberto para pesquisa.

A entrada para quase todas as alas é gratuita.


NATIONAL GALLERY
A National Gallery localiza-se há cinco minutos caminhando do parlamento inglês e, por conseqüência, do Big Ban.

Fundado em 1868 é um dos principais museus do mundo. Entre os quadros em exposição permanente estão algumas obras de Caravaggio, Monet, Van Gogh, Leonardo da Vinci, Manet, Jan van Eyck, Picasso e milhares de outros.

Além dos quadros permanentes passam por lá as principais exposições itinerantes do mundo.

A entrada para a exposição permanente é gratuita.


MADAME TUSSAUDS
Quer tirar umas fotos com alguns famosos de Hollywood?
Então dê uma passada no Madame Tussauds.

O principal museu de cera do mundo está em Londres e tem um precinho salgado para entrar (cerca de 25 libras), mas vale a pena.

Dependendo das estátuas que estiverem lá, você pode tirar fotos com Brad Pitt, Angelina Jolie e George Clooney.

Atração imperdível.


Entes são apenas alguns dos principais museus de Londres. Existem milhares deles espalhados pela cidade e todos guardam algo espetacular.

Uma dica para quem não quer pagar a entrada é se informar para saber quais deles têm entrada liberada depois de certa hora. Muitos fecham às 17h, mas a partir das 16h têm entrada franca.

Uma hora não é tempo suficiente para conhecer um museu, mas dá para sentir o gostinho.

Um comentário:

Eli Camargo disse...

Este teu blog está de mais. Parabéns pelas experiências e por dividir isso com a galera. Muito legal, as suas viagens.. dá até uma ponta de inveja.. rsrs
Abraços